

Desumanização no Mundo do Trabalho
O Cárcere do Escritório - Reflexões sobre a Desumanização Organizacional
Mônica Mustafci - Psicóloga Clínica
"Desumanização no Mundo do Trabalho: O Cárcere do Escritório - Reflexões sobre a Desumanização Organizacional" explora a inquietante realidade dos ambientes corporativos modernos, onde a produtividade e a eficiência frequentemente eclipsam a humanidade. Escrito pela psicóloga Mônica Mustafci, o livro revela como as práticas organizacionais podem transformar o local de trabalho em um verdadeiro cárcere, aprisionando emoções, criatividade e identidade dos profissionais. Através de análises profundas e reflexões críticas, a autora convida o leitor a repensar o papel das organizações na vida de seus funcionários, propondo uma urgente necessidade de resgatar a dignidade e a empatia nas relações de trabalho. Este livro é uma leitura essencial para líderes, gestores, e qualquer pessoa interessada em compreender e transformar as dinâmicas desumanizadoras do ambiente corporativo.
"O livro: A desumanização no ambiente de trabalho, escrito por Monica Mustafci é a materialização de situações recorrentes em empresas de diversos setores.
Esse livro retrata a maneira como empregados são tratados nos ambientes corporativos diversos. O que me soa contraditório é que esse tratamento parte de outros empregados da mesma empresa. Esse fato por si só já é uma clara evidência da confusão de pertencimento de classe.
Sim, é preciso lembrar que ainda que alguém esteja em uma posição elevada no quadro de pessoal de alguma empresa, essa pessoa também é empregada, mas, muitas vezes se percebe uma quase simbiose entre as identidades laborais e corporativas. Tanto quanto outro empregado, este que está em posição elevada também pode ser deixar de fazer parte a qualquer instante.
O jeito claro e objetivo que a Monica traz em sua escrita facilita muito a compreensão dos fatos, bem como a maneira pela qual as diversas áreas da psicologia já observa esses fenômenos. As contribuições teóricas apresentadas no livro são muito relevantes para a compreensão das múltiplas violências que são praticadas no dia a dia de uma corporação, seja ela pequena, média ou grande.
Outro ponto muito positivo que salta aos olhos é o fato de os capítulos não terem uma correlação com os anteriores, isto torna a leitura bastante dinâmica porque você pode olhar pelo índice aquele título que te chama mais atenção ou que você se identifica e mergulhar naquela história real. Podendo, com muita cautela, não só imaginar onde a sua própria história pode chegar, mas também, quais passos você pode pensar em fazer diferente para evitar o mesmo percurso ou situações que possam ser parecidas
Monica fez um excelente trabalho em reunir essas situações para torná-las palpáveis. Não somente do ponto de vista contextual em termos de realidade corporativa, mas também do ponto de vista técnico na psicologia.
Recomendo a leitura porque tenho certeza que em certa medida, você também vai se identificar com alguma ou algumas das situações descritas no livro.
Parabéns à Monica Mustafci, autora dessa obra".

Alex Avelino - Psicólogo
CRP 06/167796 I @avelinoalex
O conto é um gênero literário curto, acessível, flexível, tem proximidade com a poesia e leva a um momento único. Este livro, embora apresente breves situações, elas não são únicas, não há poesia e muito menos ficção. As histórias apresentadas pela psicóloga Mônica Mustafci são retratos da dura realidade de trabalhadoras e trabalhadores, situações que possivelmente não ocorrem apenas no Brasil ou em determinados trabalhos.
Os relatos apresentados oportunizam ao leitor refletir sobre experiências ora vividas por parentes, amigos, colegas de trabalho ou por ele próprio. Uma real coletanea de como o mundo do trabalho pode ser inóspito, inflexível, tóxico além do termo insalubre já conhecido constitucionalmente.
A autora conclui cada relato com conceitos e práticas direcionadas aos trabalhadores, direcionando o leitor para importantes instrumentos de preservação da saúde mental no trabalho, que vão desde conceitos éticos, direitos trabalhistas, ambiente de trabalho saudável e autoconhecimento.
Fica o meu convite para a leitura e reflexão.

Elaine Vieira - Psicóloga
CRP 06/77633 I @elainevieiras